segunda-feira, 12 de março de 2012

QUEM SOMOS?

A EMEB - Escola Municipal de Educação Básica “- Jacinto Guilherme de Moura”, é uma escola que atende crianças de Educação Infantil a partir dos 4 meses até 5 anos de idade, nos turnos manhã, tarde e integral – para as mães que trabalham.

Nossa escola foi inaugurada em 05 de agosto de 1995 e atualmente está sendo ampliada para melhor atender as necessidades das crianças, com espaços organizados para os momentos de repouso, leitura e demais atividades, além de um espaço externo adequado para as brincadeiras.

Nossas crianças são divididas em turmas - considerando a faixa etária: Berçário 1 e 2, Maternal 1, Maternal 2, Etapa 1 e Etapa 2. As crianças de período integral são também divididas em turmas – manhã e tarde.

Nosso quadro de funcionários é composto por funcionários efetivos e terceirizados. Os cargos efetivos são: Diretora, Professora Coordenadora Pedagógica, Professoras, Educadoras, Cozinheira e Auxiliares de limpeza; os terceirizados prestam serviço na limpeza e na cozinha.

Nossos alunos usufruem de materiais pedagógicos adequados a cada faixa etária, que favorecem seu desenvolvimento: livros diversificados de literatura infantil, jogos educativos, fantoches de diversos personagens, aramados, brinquedos de faz de conta, além de CDs e DVDs infantis, TVs, rádios e computadores. Anualmente, todas as crianças recebem o kit escolar fornecido pela Prefeitura Municipal através da Secretaria da Educação.

O trabalho pedagógico de nossa escola organiza-se, primordialmente, segundo os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, documento do Ministério da Educação, tendo como objetivo o desenvolvimento integral das crianças, em seus aspectos físico, emocional, intelectual e social. Importante lembrar que a Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica – de acordo com Lei 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, assumindo, cada vez mais, grande importância na formação do cidadão, considerando-o como sujeito histórico e ativo.

As atividades planejadas pelas professoras seguem os eixos definidos pelo documento: Linguagem oral e escrita, Matemática, Natureza e Sociedade, Movimento, Artes e Música, possibilitando as crianças construir seu conhecimento a partir de suas próprias experiências, na interação com o mundo e com as pessoas que fazem parte de seu universo.

Nossa escola se constitui, por excelência, um espaço de socialização – convívio coletivo, pois propicia o contato e a convivência com adultos e crianças de várias origens socioculturais, de diferentes religiões, etnias, costumes, hábitos e valores, fazendo dessa diversidade um campo privilegiado da experiência educativa.

Mas não estamos sozinhos nessa tarefa de formação! A família tem um papel fundamental nesse processo, devendo participar ativamente do desenvolvimento da criança, reforçando o trabalho da escola, esclarecendo dúvidas que geralmente surgem no processo de desenvolvimento da criança e evitando a ansiedade quanto à obtenção de resultados imediatos e superficiais na educação de seus filhos. É direito dos pais participar dos colegiados da escola - APM e Conselho de Escola, instrumentos democráticos de participação na organização escolar de nossas crianças.

“Pense em deixar um mundo melhor para seu filho; preocupe-se em deixar um cidadão melhor para o mundo".

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